Apesar da redução nos últimos meses, os furtos de fios de cobre continuam a preocupar as autoridades de Foz do Iguaçu. Para combater essa prática criminosa, a 6ª Subdivisão Policial, em parceria com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária e Secretaria da Fazenda, realizou uma operação integrada nesta sexta-feira (1/11/2024).
A ação conjunta, denominada “Subterrânea”, tem como objetivo principal intensificar o patrulhamento em áreas estratégicas e coibir a ação de criminosos que, além de causarem prejuízos financeiros, colocam em risco a segurança da população. A falta de energia elétrica, por exemplo, pode levar à interrupção de serviços essenciais como hospitais e sistemas de segurança, além de causar transtornos em residências e comércios.
“Os furtos de fios de cobre não são apenas um crime contra o patrimônio público e privado, mas também um atentado contra a qualidade de vida da população. Essa operação é mais uma demonstração do nosso compromisso em garantir a segurança de todos os cidadãos”, afirmou o Delegado Geraldo Evangelista Souza Júnior.
A operação policial também visa identificar indivíduos e locais que estão recebendo materiais furtados nas obras de revitalização da Avenida Juscelino kubitschek. De acordo com a Prefeitura, fios e outros materiais utilizados estão sendo subtraídos durante a madrugada e vendidos nos comércios de reciclados da cidade.
Durante as diligências, houve a fiscalização de 8 estabelecimentos, porém nenhum ilícito foi encontrado nos endereços. Apenas uma empresa foi notificada para regularizar a documentação junto ao Corpo de Bombeiros.
A PCPR ressalta que o furto de fios de cobre é um crime que gera uma série de consequências negativas para a sociedade, afetando a qualidade de vida, a economia e a segurança da população.
Fonte: Ass. Comunicação PCPR