Secretaria de Direitos Humanos tem programação especial em celebração ao mês alusivo às lutas da população afrodescendente

Publicidade

O calendário de atividades do Novembro Negro, dedicado à celebração da consciência e valorização da população afrodescendente, inclui rodas de conversa, seminários, capacitações e painéis sobre a temática racial, voltados para diversos públicos

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade anunciou o calendário de atividades para o Novembro Negro, mês destinado à reflexão, valorização e luta pela igualdade racial. Toda a programação conta com o apoio da Fundação Cultural e do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir).

O Novembro Negro é celebrado no próximo dia 20, Dia da Consciência Negra, e as atividades começam neste sábado (9), oferecendo uma variedade de eventos. O objetivo dos organizadores é fomentar debates e reflexões sobre a temática racial em diversos setores da sociedade e mobilizar a comunidade para participar ativamente na luta por igualdade e inclusão da população afrodescendente.

A secretária de Direitos Humanos, Rosa Maria Jeronymo, explicou que a programação tem o propósito de resgatar a história e dar visibilidade ao povo negro, promovendo ações afirmativas para combater o racismo. “O Novembro Negro é um momento para refletirmos sobre as injustiças enfrentadas por essa população e para promovermos mudanças efetivas na sociedade”, afirmou.

Ainda de acordo com a secretária, as atividades são voltadas para diferentes públicos, incluindo a comunidade em geral, servidores municipais, arte-educadores e o setor privado. Ela ressalta que as ações visam preparar os participantes para lidar com condutas relacionadas ao tema em ambientes de trabalho, educacionais, religiosos, de lazer e outros do cotidiano.

Entre os eventos programados estão: painel e roda de conversa sobre literatura e autoestima da pessoa negra; curso de letramento racial crítico voltado para arte-educadores; seminário sobre debate étnico-racial no serviço público; e capacitação para o setor privado com foco no atendimento livre de atitudes e falas racistas. Esta última atividade ainda não tem data definida no calendário das ações.

Os interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria, que convida todos a se unirem à luta pela igualdade racial e valorização da população afrodescendente, ressaltando a importância de cada um na construção de um futuro mais justo e igualitário. Para a definição da data da capacitação, os empresários precisam comunicar previamente o interesse em participar do evento.

PROGRAMAÇÃO

Data: 09 de novembro
Horário: das 8h às 10h30
Local: Fundação Cultural
Painel e roda de conversa sobre literatura e autoestima da pessoa negra, a ser realizado na Fundação Cultural.

Data: 14 e 15 de novembro
Horário: das 18h às 22h
Local: Fundação Cultural
Curso de letramento racial crítico voltado para arte-educadores,

Data: 18 de novembro
Horário: das 8h às 12h
Local: Auditório do Centro de Referência da Mulher – CRAM
Seminário sobre debate étnico-racial no serviço público,.

Capacitação: Atendimento livre de atitudes e falas racistas
Obs.: este evento é destinado ao setor privado mediante prévia solicitação e agendamento, com data a definir, no Shopping Catuaí.

Fonte: PMFI

Publicidade

Outras notícias

Isso vai fechar em 0 segundos