Servidores que faziam a fiscalização de veículos que cruzavam a fronteira entre o Brasil e o Paraguai realizaram a apreensão.
Na noite de segunda-feira (16), a Receita Federal em conjunto com o BPFRON (Batalhão de Polícia de Fronteira), em operação de rotina na Ponte Internacional da Amizade, encontrou mais de 6 quilos de haxixe escondidos em uma van com passageiros laranjas.
Ao revistarem o veículo, os servidores encontraram duas caixas escondidas. Para garantir uma checagem mais precisa, a equipe usou o apoio do K9, cão farejador da Receita Federal. O animal localizou indícios de droga nas caixas que, após abertas, confirmaram a presença de 6,175 kg de haxixe.
Uma das passageiras, uma mulher brasileira, ao ser questionada pelos servidores, relatou que havia mais seis caixas com droga em um guarda-volumes próximo à Ponte da Amizade. Ela ainda contou que recebeu R$ 20 para transportar a carga para o território brasileiro.
Com base na informação, a Receita Federal acionou o BPFRON e, em uma rápida ação, a equipe localizou as caixas adicionais no local indicado pela mulher. Ela foi presa em flagrante e, junto com a droga, levada para a Delegacia da Polícia Federal.
A operação é um exemplo do trabalho integrado das forças de segurança na região de fronteira, que tem como objetivo combater o tráfico de drogas e outras atividades criminosas. A Receita Federal reforça que continuará intensificando ações na área, sempre com o apoio de outros órgãos de segurança, como o BPFRON, para garantir o controle da fronteira e a segurança pública.
A população também pode contribuir para o combate ao contrabando e ao descaminho. Denúncias anônimas podem ser feitas pelos números (45) 9 9134-0100 e (45) 9 9152-2036.
Fonte: Ass. de Comunicação da Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu