Empréstimo consignado para trabalhador fichado começa nesta 6.ª

Publicidade

Linha de empréstimo promete juros mais baixos, mediante garantia do FGTS; entenda as regras.

A oferta de empréstimo consignado para trabalhador com carteira assinada começa nesta sexta-feira, 21. O governo federal promete juros mais baixos, mediante garantia do FGTS.

O Crédito do Trabalhador é destinado a profissionais do setor privado. Eles podem usar a Carteira de Trabalho Digital para ter acesso a empréstimos.

Podem recorrer ao consignado trabalhadores quem têm carteira assinada, inclusive domésticos e rurais. E os assalariados de microempreendedores individuais (MEIs).

Com a carteira digital, o trabalhador pode “requerer proposta de crédito diretamente com instituições financeiras habilitadas”, conforme o governo federal. O passo a passo é:

o interessado no consignado autoriza o acesso a dados como nome, CPF, margem do salário disponível para consignação e tempo de empresa – para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
o trabalhador recebe ofertas em até 24 horas;
depois de analisar a melhor opção, faz a contratação no canal do banco;
desconto ocorre na folha de salários, mensalmente pelo eSocial;
trabalhador acompanha mês a mês as atualizações do pagamento das parcelas.
Empréstimo consignado
A gestão federal estima que atualmente 47 milhões de pessoas, hoje, estão pagando mais de 5% ao mês de juros no crédito pessoal. A expectativa é a de que as taxas caiam pela metade com o Crédito do Trabalhador.

“Agora, eles podem ter crédito barato para sair da mão do agiota”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Não precisa mais pagar 10% de juros [por mês]. Você pode escolher entre bancos privados, bancos públicos. Aquele que cobrar menos, vá lá e faça. Será uma revolução nesse país”, declarou.

O programa visa a dar oportunidades, tirando as pessoas mais vulneráveis dos juros caros e assim promover inclusão produtiva, acesso a crédito entre públicos distintos.

O trabalhador pode usar como garantia até 10% do saldo no FGTS, bem como 100% da multa rescisória em caso de demissão.

Superendividamento
O Crédito do Trabalhador pretende reduzir o superendividamento, principalmente com crédito mais atraente para migrar dívidas que hoje têm maior custo. Quem já possui consignado ativo poderá fazer a migração para a nova linha a partir de 25 de abril de 2025, mas a portabilidade entre os bancos será possível a partir de 6 de junho.

Empréstimo: acesso
Na página da Carteira de Trabalho Digital na internet ou no aplicativo , o trabalhador pode autorizar o compartilhamento dos dados do eSocial. Esse sistema eletrônico unifica informações trabalhistas, para pedir a proposta de crédito.

Publicidade

Outras notícias

Isso vai fechar em 0 segundos