Às vésperas da 2ª edição do Foz Internacional Boat Show, governador do Paraná anuncia “BR das Águas” e projetos de incentivo ao turismo náutico

Publicidade

Governador Ratinho Junior ressalta o potencial do Paraná para o turismo náutico. A 2ª edição do Foz Internacional Boat Show, de 28 de novembro a 1º de dezembro, deve atrair mais de 10 mil visitantes e impulsionar o setor.

Foz do Iguaçu, Paraná, 2024 – O Paraná se destaca como o segundo estado brasileiro com o maior número de embarcações registradas, com mais de 70 mil barcos. A região oferece mais de 78 atrativos de turismo náutico, como a Baía de Paranaguá, a segunda maior do Brasil e mais de 50 ilhas, como a famosa Ilha do Mel. Em Foz do Iguaçu, o Lago de Itaipu, um imenso ‘mar de água doce’, também atrai milhares de turistas. O Foz Internacional Boat Show, por exemplo, evento náutico que ocorre de 28 de novembro a 1º de dezembro, promete atrair um público superior a 10 mil pessoas, além de reforçar a vocação náutica do Paraná e dos países vizinhos, Paraguai e Argentina. Prova do potencial da região é o recente anúncio do governador Ratinho Junior sobre o Canal do Varadouro, uma nova “BR Náutica” que conectará o estado paranaense com São Paulo e irá facilitar o acesso às embarcações, além de impulsionar ainda mais o turismo.

“O Paraná tem um potencial fantástico para o desenvolvimento do turismo náutico e a vinda de um evento como o Boat Show é uma oportunidade única para mostrar este crescimento. Com o grande projeto do Canal do Varadouro, que estamos chamando de ‘BR Náutica’, ligaremos o Paraná a São Paulo com objetivo de criar um verdadeiro corredor em meio a natureza. Hoje, a falta de manutenção nessa área limita o potencial turístico, mas com a dragagem e a infraestrutura sustentável iremos mudar essa realidade. O Paraná é quase uma ilha, com um enorme volume de represas e hidrelétricas, além de ser um dos principais polos de pesca esportiva do Brasil, segundo esporte mais praticado no país. Temos mais de 20 pequenas indústrias de barcos voltadas para a pesca e a infraestrutura é essencial para explorar essa vocação e gerar ainda mais desenvolvimento econômico”, afirma o governador do Paraná, Ratinho Junior.

Segundo o governador, atualmente o estado concentra mais barcos do que estruturas náuticas. “O projeto irá transformar o antigo porto de Antonina em um complexo de turismo náutico com mais de 250 mil m² e será uma das maiores marinas do Brasil, com grande potencial para abrigar embarcações de todos os portes. Nosso objetivo é criar um grande polo náutico no Paraná”, complementa.

Em meio a este cenário de desenvolvimento do setor no estado, a 2ª edição do Foz Internacional Boat Show, único evento náutico que envolve a Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, deve reunir mais de 30 marcas expositoras com apresentação de embarcações de importantes fabricantes nacionais, além de novidades como jets, acessórios e atrações de lazer voltadas para toda a família. Também está confirmada a realização de um rally náutico de moto aquáticas durante o evento. A feira está confirmada no Iate Clube Lago de Itaipu.

“Na edição passada, em 2023, o evento já foi um sucesso, com expositores realizando vendas e descobrindo um novo e promissor potencial de mercado. Para este ano, o Foz Internacional Boat Show está repleto de novidades e promete impulsionar ainda mais o setor náutico em uma região mundialmente reconhecida por suas belezas naturais e atrativos turísticos. Apesar de ainda pouco explorada, é uma área com grandes oportunidades de crescimento”, destaca Thalita Vicentini, diretora do Boat Show.

Serviço

  • Quando: De 28 de novembro a 1º de dezembro de 2024
  • Onde: Iate Clube Lago do Itaipu – Rua: Inácio Reuter Sottomaior, 1020
  • Jardim Porto Dourado – Foz do Iguaçu/PR
  • Horário: das 16h às 22h

Fonte: Assessoria PMFI / Foto: Douglas Guimarães/Revista Náutica

Publicidade

Outras notícias

Isso vai fechar em 0 segundos