Neste domingo, 06/10, foram realizadas as eleições na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Após as eleições serem fechadas e calculadas, notou-se um grande número de cidadãos com votos nulos, em branco e a maior porcentagem de abstenções já registradas na cidade.
No total, foram contabilizados 154.298 votos, sendo eles válidos, apenas 144.739. Dentre eles, 220 anulados sub judice, 3.192 nulos (2,07%) e 6.147 em branco (3,98%). Porém, neste ano foram somadas mais de 50.000 abstenções, equivalentes a 24,49% do total de eleitores aptos, condição que ocorre quando um cidadão não comparece ao seu devido local para votação. Em comparação, quase um em cada quatro eleitores de Foz do Iguaçu deixou de exercer sua cidadania neste domingo.
Essa porcentagem ultrapassou a métrica do ano de 2020, onde 23,1% dos eleitores aptos não compareceram, em meio ao período da pandemia do covid-19, que necessitava de cuidados extras. As eleições municipais de Foz do Iguaçu registraram o maior número de abstenções desde 2000, início da série histórica disponibilizada pelo site do TSE, o que deve atrair a atenção dos eleitores da cidade.
Os votos nulos e brancos, também não passam despercebidos, com uma quantidade considerável em seus números. Mas afinal, qual a função dessas teclas e a importância de votar em algum candidato?
Os votos nulos ocorrem quando o eleitor seleciona um número não existente na urna eletrônica, como “00”, esses votos não são considerados válidos e não favorecem nenhum candidato. Da mesma forma, os votos em branco não manifestam preferência por nenhum dos candidatos disponíveis, realizados através da tecla “branco” disponível na urna.
A importância das eleições está na maneira em como a cidade será conduzida daquele período em frente, e quando alguém escolhe por votar nulo ou em branco, abre mão da sua decisão e do seu direito de escolha para um futuro e qualidade de vida melhor. Concordando assim, com qualquer candidato que a maioria da população escolher, sem ter a opção do candidato que mais te representa e passará seus princípios e valores adiante.
Fazer parte do futuro da sua cidade é essencial, trazer o espírito da cidadania à tona nos faz contribuir para um lugar melhor e avanço do município. Infelizmente, os números em Foz do Iguaçu mostram insatisfação política da população, o que certamente atrapalha grupos sociais específicos a longo prazo. O seu voto faz diferença, contribua para o melhor da sua cidade. Vote!
Fonte: Natália Brazão- 2 período JOR