Evento destaca a importância da prevenção às drogas e à violência nas escolas municipais
Professores, pais e, claro, os alunos, estiveram reunidos na noite dessa terça-feira, 13, para um momento especial: a formatura de alunos do Proerd. Quase 450 estudantes, envolvendo 17 turmas de 10 escolas municipais, participaram do programa, e a formatura foi o encerramento de um período que deve ter sido determinante para o futuro de cada um deles.
Durante cerca de três meses, os alunos participaram das aulas de orientação sobre as consequências do uso de drogas e de conscientização quanto à violência.
O Programa de Prevenção e Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é uma parceria da Policia Militar com a Secretaria Municipal de Educação e desenvolvido nas escolas municipais, e tem a finalidade de agregar à educação na formação das novas gerações.
Durante o evento, foram reforçados os conteúdos abordados na sala de aula e a importância do programa para o futuro dessas crianças, das famílias e da sociedade.
O PROERD é desenvolvido por policiais militares voluntários e devidamente capacitados. O intuito é informar e prevenir as crianças quanto aos malefícios do álcool e das drogas e também orientar os pais sobre como lidar com o assunto em casa. O objetivo é dotar os estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e violência.
Para a secretária da Educação, Silvana Garcia, esse trabalho vem para fortalecer as ações de cidadania desenvolvidas nas unidades de ensino. “Esse projeto tem um impacto direto na vida dessas crianças. Muito mais que as questões pedagógicas, o Proerd trabalha a vida e o futuro de cada um deles”, comentou.
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) é a adaptação do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E), criado em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992, pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, e hoje é adotado em todo o Brasil.