Município está entre as 40 melhores grandes cidades de todo o país, aponta ranking divulgado pela consultoria Macroplan
Foz do Iguaçu está entre as melhores cidades para se viver no Brasil, aponta o ranking divulgado pela consultoria Macroplan nesta quinta-feira (31). O levantamento mostra que a cidade paranaense ocupa a 36ª posição, entre as 100 maiores cidades de todo o país, com a nota 0,645.
A lista é feita com base no Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM). São avaliados 15 indicadores relacionados à educação, saneamento, saúde e segurança. Entre os municípios da Região Sul do País, Foz do Iguaçu obteve a 9ª melhor pontuação. Já entre as cidades do Paraná, Foz ficou classificada como a 7ª melhor para se viver.
De acordo com o prefeito, Chico Brasileiro, os indicadores refletem o trabalho realizado ao longo dos anos. “Foz do Iguaçu está se consolidando como uma das melhores cidades do Brasil para se viver, e isso é fruto do trabalho árduo realizado nos últimos anos. Hoje, temos uma cidade muito melhor e mais preparada, com avanços significativos na educação, que garantem um futuro promissor para nossas crianças e jovens”, avalia.
Desde 2010, a cidade subiu 13 posições, mostrando melhoras significativas nos indicadores analisados para refletir a qualidade de vida de cada cidade. Entre as quatro áreas analisadas, Foz do Iguaçu teve sua melhor posição na educação, conquistando a 9ª posição entre as 100 maiores cidades do Brasil A posição nas outras áreas inclui 16ª em saneamento e sustentabilidade, 62ª em saúde e 93ª em segurança.
Educação é destaque
Entre 2010 e 2023, a qualidade da educação da cidade subiu 31 posições no ranking nacional divulgado pela consultoria Macroplan. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Inep no mês de agosto deste ano, também foi considerado para analisar a qualidade da educação na cidade.
Este ano, a rede municipal de ensino de Foz do Iguaçu conquistou o melhor resultado da história. A cidade obteve a nota 7,4, consolidando-se como a melhor entre todos os municípios brasileiros com mais de 250 mil habitantes.
Fonte: PMFI
Fotos: Kiko Sierich / PMFI