Gestão do General Silva e Luna trabalha para levar água, esgoto e infraestrutura a mais de 6 mil moradores que vivem na maior ocupação urbana do estado
A Prefeitura de Foz do Iguaçu iniciou uma nova etapa no processo de urbanização da Ocupação Bubas, a maior ocupação urbana do Paraná, onde vivem mais de 6 mil pessoas. Em reunião realizada nesta quinta-feira (16), o prefeito General Silva e Luna aproximou secretários municipais, representantes da Sanepar e técnicos da administração municipal para alinhar os próximos passos do projeto, que inclui a instalação de sistemas de água e esgoto, pavimentação e sinalização das vias, além de outras melhorias estruturais.
Após o encontro, foi destacada a importância de unificação das licitações responsáveis por viabilizar os serviços de tratamento de água e esgoto no local. De acordo com o prefeito, essa estratégia busca reduzir a burocracia e agilizar a implementação das melhorias esperadas. “Inicialmente, estes serviços estavam previstos para serem realizados por meio de dois processos licitatórios. Entendemos que unificá-los em uma licitação irá garantir mais celeridade. A reunião de hoje demonstrou que todas as forças estão alinhadas neste mesmo sentido”, afirmou o prefeito.
A gerente regional da Sanepar Polyana Varlett detalhou o papel da empresa no projeto: “A Sanepar será responsável pela implantação de rede de água, rede de esgoto e das ligações residencias, além de uma estação elevatória de esgoto na Ocupação. Trabalhamos em parceria com a Prefeitura, que está em trâmite para licitar as obras em conjunto. O município cuidará da drenagem, pavimentação e arruamento, enquanto a Sanepar executa o saneamento”.
Compromisso com a comunidade
A urbanização do Bubas, localizada às margens da Avenida Morenitas, na região do Porto Meira, é um compromisso assumido pela gestão do General Silva e Luna, que busca garantir dignidade e acesso a direitos básicos para as famílias residentes. Segundo o prefeito, a determinação é clara: unir esforços entre Prefeitura e Paranacidade, órgão vinculado ao Governo do Estado, para transformar a ocupação em um espaço urbanizado e valorizado.
“Desde o período eleitoral, temos conversado com o Paranacidade, a Sanepar e outras instituições para encontrar soluções definitivas para a Ocupação Bubas. Nossa gestão assumiu o compromisso de resolver essa questão. Este é o momento de transformar a intenção em ação concreta”, completou o prefeito.
Mobilização técnica
O secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, José Teodoro, destacou que os projetos técnicos já estão concluídos e que a equipe trabalha com urgência para viabilizar a definição do processo licitatório. “Estamos com a documentação pronta junto ao Paranacidade, órgão que financiará a drenagem e a pavimentação. O prefeito nos demandou prioridade para que possamos iniciar as obras o quanto antes, por meio. Assim que tudo estiver alinhado, o início será imediato”, explicou.
A secretária municipal de Obras, Thaís Escobar, reforçou o papel da pasta na fiscalização e execução das obras. “Após a fase licitatória, entraremos com a fiscalização das intervenções e garantiremos que todas as etapas de pavimentação, sinalização e urbanização também sejam realizadas, com a mesma qualidade que em qualquer outro bairro de Foz do Iguaçu”, assegurou.
Impacto social e valorização
Além de resolver problemas históricos, o projeto de urbanização da Ocupação Bubas tem um caráter social profundo. Para o prefeito General Silva e Luna, a transformação da área irá refletir seu compromisso de tratar a população com dignidade. “As famílias que vivem lá merecem ser reconhecidas como parte da cidade, não como um caso isolado de periferia. Estamos empenhados em valorizar tanto o território quanto as pessoas”, disse o prefeito.
A localização estratégica da ocupação, próxima à futura Perimetral Leste, também contribui para a valorização da área. “A Ocupação Bubas é uma área com potencial e, quando urbanizada, será um exemplo de como crescimento econômico e inclusão social caminham juntos. Esta região precisa deixar de ser um problema e se tornar uma realidade transformadora para Foz do Iguaçu. Estamos reunindo forças e ações para cumprir o que prometemos: dignidade, infraestrutura e respeito às famílias iguaçuenses”, completou Silva e Luna.
Fonte: PMFI