A quantidade de equipes de saúde da família teve um aumento de 150%, com a ampliação de 37 em 2017 para 94 equipes credenciadas em 2024
A Secretaria Municipal de Saúde ultrapassou a marca de 2 milhões de atendimentos em Foz do Iguaçu durante o ano de 2024. O balanço divulgado nesta segunda-feira (25) mostra que do número total de atendimentos, 1,2 milhão ocorreram na saúde básica, 458 mil foram atendimentos de serviços de saúde especializados e 278 mil em prontos atendimentos. Os dados são relativos ao período entre 1º de janeiro e 22 de novembro de 2024.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, UIisses Figueiredo, o grande volume de atendimentos é reflexo da população de toda a tríplice fronteira que utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), que é público e universal. “Recebemos recursos apenas para 285 mil habitantes, que é o número oficial, mas contamos com mais de 450 mil cartões SUS ativos e na região mais de 1 milhão de pessoas”, afirma.
Para melhorar o fluxo de atendimentos, a Prefeitura de Foz do Iguaçu entregou, nos últimos anos, seis novas unidades de saúde e concluiu reformas em mais de 15 unidades. São investimentos que ultrapassam os R$ 9,3 milhões. Foram entregues novas Unidade de Saúde do Jupira (2017), Cidade Nova (2018), São Roque (2019), Unidade Padre Ítalo (2020), Profilurb I (2023) e UBS Porto Belo (2024).
Também foram convocados, via concurso público, profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e farmacêuticos, garantindo mais qualidade no atendimento. Conforme o levantamento do Ministério da Saúde, a quantidade de equipes de saúde da família teve um aumento de 150%, com a ampliação de 37 em 2017 para 94 equipes credenciadas em 2024.
O balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde mostra ainda que foram realizados mais de 1,1 milhão de exames este ano, sendo 1 milhão laboratoriais e 115 mil exames de rádio/imagem. “Esses números refletem o esforço do povo de Foz do Iguaçu e a dedicação dos nossos servidores para cuidar de quem mais precisa. É com trabalho, seriedade e profissionalismo que todos os dias fazemos a saúde de Foz do Iguaçu”, acrescenta o secretário de Saúde.
Serviços de urgência
O balanço de atendimentos apresenta indicadores sobre a classificação dos pacientes nos serviços de urgência e emergência. O relatório mostra que dos 278.399 atendimentos realizados em equipamentos emergenciais, 168 mil foram classificados como verde, ou seja, eram casos pouco urgentes. O número representa quase 60% de todos os atendimentos. Outros 77.631 atendimentos foram classificados como amarelo, considerados urgentes, totalizando 27% do total, enquanto apenas 7.281 (2,6%) casos atendidos foram urgentes ou emergenciais.
Atualmente, os atendimentos de urgência e emergência são realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) com serviços 24 horas Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi, e João Samek, no Jardim das Palmeiras. Em março de 2020 foi inaugurada a Unidade de Saúde 24 horas Padre Ítalo Paternoster, na região do Porto Meira, que também reforça os atendimentos.
A UPA Morumbi passou por uma reforma e ampliação, com um investimento de mais de R$ 950 mil, a unidade recebeu diversas melhorias, como a substituição da cobertura, uma nova sala de medicação, um consultório indiferenciado (para atendimento de várias especialidades), entre outras modificações.
Fonte: Comunicação PMFI/Foz