Empresário e dois policiais militares foram sentenciados a mais de 19 anos de prisão por execução de homem acusado de furtos; crime ocorreu em outubro de 2023.
O Tribunal do Júri de Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, condenou nesta semana dois policiais militares e um empresário pelo assassinato de um homem de 42 anos, executado a tiros no dia 4 de outubro de 2023. O julgamento teve início na manhã de segunda-feira (5) e se estendeu até a madrugada de terça (6).
De acordo com a acusação apresentada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 13ª Promotoria de Justiça da comarca, os policiais estavam em serviço no momento em que sequestraram a vítima. Eles a levaram até um local isolado, onde cometeram o homicídio. A motivação, segundo o MPPR, teria sido uma espécie de “justiçamento”, em razão da suspeita de que o homem estaria envolvido em diversos furtos, inclusive contra a empresa do empresário também condenado.
As investigações apontaram que o crime foi premeditado e teve características que impediram qualquer chance de defesa por parte da vítima. O Conselho de Sentença reconheceu as qualificadoras de motivo torpe e o uso de recurso que dificultou a reação do homem assassinado.
As penas aplicadas foram de 19 anos e 6 meses de reclusão, em regime fechado, para cada um dos policiais, e de 20 anos e 3 meses para o empresário. Além disso, os dois PMs também perderão seus cargos públicos por decisão judicial.
Número do processo: 0027697-79.2023.8.16.0030
Com informações: MPPR