É só agendar e curtir os passeios oferecidos pelo Itaipu Parquetec, que opera o serviço na Usina.
Desta quinta-feira (26) a 5 de janeiro, o Turismo de Itaipu, operado pelo Itaipu Parquetec, vai funcionar em horários estendidos e com maior disponibilidade de vagas nos passeios oferecidos. A iniciativa garante mais opções de visitação para os turistas.
O Itaipu Panorâmica, o passeio mais procurado, terá saídas, em média, a cada 5 e 10 minutos, a partir das 8h30, com a última às 17h. Já o Itaipu Especial terá nove saídas diárias, também a partir das 8h30, e a última, às 15h30, a cada meia hora. Para o Itaipu Refúgio Biológico, estão programadas seis saídas diárias, a partir das 8h30 e a última às 15h30. O passeio é oferecido de quarta-feira a segunda-feira.
Já o Itaipu Iluminada, que acontece normalmente às sextas-feiras e sábados, a partir das 19h, ganhou um dia a mais, com programação também às quintas-feiras. As exposições do Ecomuseu acontecem de quarta-feira a segunda-feira, das 8h30 às 16h.
Para moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros, alguns passeios são gratuitos, como o Itaipu Panorâmica, o Itaipu Iluminada, o Itaipu Refúgio Biológico e as exposições do Ecomuseu. Para isso, é necessário apresentar comprovante de residência recente, em nome do visitante, acompanhado de documento de identificação.
Menores de 18 anos podem apresentar comprovante em nome dos pais. São aceitos como documentos de comprovação de residência: contas de água, luz, gás, TV, internet, telefone fixo e celular; declaração de aluguel reconhecido em cartório; Título de Eleitor registrado em município Lindeiro ao Lago de Itaipu; declaração recente de Imposto de Renda; contracheque emitido por órgão público; boletos de pagamento de prestação de serviços com endereço e nome do titular.
A gratuidade é válida para os municípios de Diamante d’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Terra Roxa, e Mundo Novo (MS). Além das cidades vizinhas de Ciudad del Este, Hernandarias, Minga Guazú e Presidente Franco, no Paraguai.
Para outras informações sobre ingressos e valores, visite www.turismoitaipu.com.br.
Produção de energia não para
A produção de energia na Itaipu permanece ininterrupta durante todo o tempo. De janeiro até as 11h30 desta quinta-feira (26), a Itaipu havia produzido, em 2024, um total de 65.948.943 megawatts-hora (MWh). A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável, tendo produzido mais de 3 bilhões de MWh desde o início de sua operação, em 1984. Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, fornece 9,9% da energia consumida no Brasil e 88,4% no Paraguai.
Fonte: Assessoria