Ele voltava para Jaguaretama após a consulta
Um gesto de solidariedade que terminou em tragédia. O vereador e presidente da Câmara Municipal de Jaguaretama, Fernando Antônio Freitas Ferreira, conhecido como Toinho de Salomão, que morreu nesta quarta-feira (30) em um acidente na BR-116, no município de Cascavel, estava levando duas pessoas para uma consulta médica em Fortaleza. Ele voltava para Jaguaretama após a consulta.
Além de Toinho, outras quatro pessoas que estavam no carro morreram na colisão frontal com um caminhão. As vítimas foram identificadas como: a enfermeira Francisca Damirys Borges Santiago; a ex-servidora pública e mãe de Damirys, Francisca da Conceição Borges; o eletricista Antônio Marcos Sousa Cirilo e Lucas Lemos da Silva, enteado do vereador.
O grupo retornava para Jaguaretama, município localizado a cerca de 240 km de Fortaleza, após uma viagem de cerca de três horas.
Toinho de Salomão, de 43 anos, era natural de Jaguaribara e estava em seu terceiro mandato como vereador de Jaguaretama. Ele começou sua trajetória política como suplente em 2012, pelo PMDB. Foi eleito vereador em 2016, reeleito em 2020 pelo PP e novamente em 2024, já filiado ao União Brasil. Atualmente, exercia a função de presidente da Câmara Municipal.
O parlamentar era conhecido pelo envolvimento com a população e pela atuação direta nas demandas do município. Na semana anterior ao acidente, havia participado da Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais, realizada entre os dias 22 e 25 de abril, em Brasília. Em suas redes sociais, destacou reuniões com deputados federais e senadores cearenses para tratar de emendas parlamentares e investimentos para Jaguaretama.
A tragédia mobilizou a Prefeitura, que decretou luto oficial de sete dias. Não haverá expediente na Câmara Municipal na próxima segunda-feira (5). Na manhã da quinta-feira (1º), teve início a organização de um velório coletivo para as vítimas no Ginásio Poliesportivo Quintino Rodrigues Chaves, no centro da cidade. Antes da cerimônia coletiva, os corpos passarão por momentos de despedida com as famílias. Nesta sexta-feira (2), haverá uma missa no ginásio e, em seguida, o corpo de Toinho será levado à Câmara Municipal para a última homenagem.
Fonte: gcmais.com.br